Vinhedos do Monte Agudo
Vinhedo do Monte Agudo

NOSSA HISTÓRIA

A filosofia de trabalho da Monte Agudo se baseia em elaborar vinhos da mais alta qualidade em terroir de altitude e manter constante sua capacidade de inovação e experimentação.

Com o sonho de produzir vinhos de qualidade em um terroir único com solo, temperatura e altitude diferente das demais regiões produtoras do Brasil, foi fundada em 2004 a Vinhedos do Monte Agudo.

Uma empresa familiar fundada pelo médico pediatra Leônidas Ferraz e o produtor de grãos Alceu Muller, deram início ao plantio dos vinhedos com mudas vindas da França. As vinhas foram implantadas no dia 06 de janeiro de 2005, Dia dos Reis Magos. Por isso costumam dizer que os vinhos foram presentes provenientes do terroir de São Joaquim, a 1.280 metros de altitude na Serra Catarinense.

Em decisão conjunta entre os proprietários e o enólogo, optaram por cultivar as vinhas em formato “Y” ou manjedoura, método usado em países com tradição vitivinícola, que garante maior incidência do sol aos cachos. Como resultado, as uvas tem mais cor e brilho, e mais importante ainda, registram mais polifenóis, que são antioxidantes naturais com efeitos comprovados na saúde do coração.

As cepas plantadas foram a Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot, e hoje também Sauvignon Blanc. O resultado foi uma expressão do terroir, originando vinhos complexos e com capacidade de guarda.

Atualmente, a Monte Agudo tem um intenso envolvimento da família Rojas Ferraz no gerenciamento da empresa e também no receptivo, o Leônidas soube transmitir cada detalhe da paixão pelo vinho e sonhos para seus filhos.

Hoje, toda a cadeia produtiva de uvas e vinhos, comercialização dos produtos e o receptivo dos visitantes na unidade de São Joaquim está nas mãos de suas filhas Carolina e Patrícia que se destacam em um ambiente, tipicamente, masculino.
A gestão de sistemas e financeiro está a cargo de seu único filho Leônidas.

MONTE AGUDO

TERROIR DE ALTITUDE

Monte Agudo

Entendemos que uma das principais características do vinho é proporcionar momentos inesquecíveis na presença de boas companhias.

NOSSOS
VINHEDOS

- Mudas provenientes da França.

- Vinhedos implantados no dia 06 de janeiro de 2005.

- 1.280 metros de altitude na localidade Fazenda Morro Agudo, parte da cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense.

- 4 variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

- Terreno extremamente acidentado beneficiando a drenagem do solo.

RECEPTIVO
MONTE AGUDO

TERROIR DE ALTITUDE

Monte Agudo

Vinícola Boutique, onde são produzidos vinhos finos em quantidade limitada e como foco na alta qualidade. Possuímos um espaço receptivo enograstronômico no qual são realizadas degustações com nossos rótulos. Destaque para o famoso e pioneiro “Sunset”, degustação no mais belo por do sol da Serra, e também almoços e jantares harmonizados.

Para participar desses eventos solicitamos reserva antecipada.

Vinhedo do Monte Agudo

ESPAÇO
ENOGASTRONÔMICO

Na colina mais alta da propriedade, em uma estrutura com arquitetura rústica, aconchegante e totalmente harmonizada com a bela paisagem da Serra Catarinense, o visitante pode degustar excelentes vinhos, avistando os 5,5 hectares de vinhedos espalhados ao redor deste lindo espaço projetado para recepciona-los.

O espaço gourmet tem como proposta oferecer uma nova experiência enogastronômica para os apreciadores do vinho. Sabemos que conhecer o mundo do vinho está essencialmente ligado à gastronomia e o harmonizar refeições com vinhos é característica principal da Vinhedos do Monte Agudo.

A Monte Agudo é a primeira vinícola, e uma das poucas vinícolas da Serra Catarinense que conta com uma Chef Internacional. A Chef Kathia Rojas Yunis combina técnicas culinárias tirar consagradas valorizando ingredientes locais perfeitamente harmonizados com os vinhos da Monte Agudo. O resultado disso são os certificados de excelência obtidos TripAdvisor nos últimos anos.

Fique atento às nossas redes sociais para acompanhar todos os eventos especiais que promovemos aqui!

PROGRAMAÇÕES
MONTE AGUDO

TERROIR DE ALTITUDE

Monte Agudo

REFEIÇÕES HARMONIZADAS

“Uma refeição sem um vinho ao lado é como um dia sem os raios de sol”

– Jean-Anthelme Brillat-Savarin

Realizada em nosso Espaço Enograstronômico, procuramos ao máximo integrar as refeições com as expressões que o terroir manifesta nos vinhos.

No comando da cozinha da Vinhedos do Monte Agudo, a Chef Kathia Rojas integra ingredientes locais, como truta, frescal (carne maturada no frio), pinhão, abóbora cabotiá, maçã, entre outros.

A harmonização dos vinhos com a comida é capaz de transformar uma refeição. O motivo é que um complementa o outro, despertando sensações incríveis ao unir aromas, texturas e sabores. Essa harmonização  é essencial para melhorar a experiência de saborear a comida e degustar o vinho ao mesmo tempo.

Clique aqui para maiores informações!                                   

SUNSET

Idealizado originalmente pela Vinhedos do Monte Agudo, o Sunset oferece ao cliente uma degustação de vinhos onde a apresentação é feita por sommelier, enólogo ou proprietário da vinícola, além de um pouco do histórico e outras curiosidades da família, vinícola e vinhedos. É um bate papo informal com o turista.

Um dos momentos mais bonitos e esperados pelos visitantes é o pôr do sol. A contemplação do pôr do sol, do alto dos vinhedos, é parte da experiência sensorial e realmente uma experiência inesquecível!

Possuímos duas modalidades de Sunset: espaço Sunset Prata, onde são degustados 5 vinhos*, e o Sunset Ouro, onde são degustados 8 vinhos*.

A degustação é realizada em taças padrão ISO, *uma para cada vinho e acompanhada por prato de frios e pães.

Sinta o frescor do anoitecer na Serra Catarinense degustando vinhos da Vinhedos do Monte Agudo!

IMPORTANTE: Esse programa não é recomendado para crianças em razão de tratar-se de uma explicação técnica sobre vinhos onde necessita-se de total atenção dos participantes. É realizado dentro do espaço enogastronômico e as mesas são coletivas.

Clique aqui para maiores informações!

PIQUENIQUE

Pioneira na realização dos piqueniques na Serra Catarinense, a Vinhedos do Monte Agugo, oferece aos visitantes uma experiência com vinhos ao ar livre.

A fim de reunir amigos compartilhando momentos descontraídos em meio aos vinhedos, desfrutando de alguns petiscos e acompanhados de bons vinhos, idealizamos o Piquenique da Monte Agudo.

Curtir bons momentos, em boa companhia e com ótimos vinhos sob as parreiras dos nossos vinhedos é uma ótima opção para celebrar a vida.

Clique aqui para maiores informações!

Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo
Vinicula do Monte Agudo